quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Biografia

A história começa na ilha caribenha de Barbados no dia 20 de fevereiro de 1988, com o nascimento de Robyn Rihanna Fenty, hoje conhecida como Rihanna.

Sua mãe chama-se Mônica e é de descendência da Guiana e seu pai Ronald de descendência barbardiana e irlandesa. Rihanna tem também dois irmãos mais novos, Rorrey e Rajad.

Nasceram nessas ilhas caribenhas estrelas como Sean Paul, Shaggy e Elephant Man, e essa corrente musical popular nas ilhas caribenhas foi fundamental para definir o estilo que corre hoje nas veias da Rihanna.
Ainda no primário, na escola Charles F. Broome Memorial School, Rihanna formou seu primeiro grupo musical com mais duas colegas de classe.

Com 15 anos, Rihanna teve a enorme sorte de seu amigo, apresentá-la ao produtor musical Evan Rogers, que estava tirando férias com sua esposa de Barbados. Evan junto com seu sócio, Carl Sturken (que produziram juntos grandes nomes como Christina Aguilera, Ruben Studdard e Kelly Clarkson) ajudou Rihanna a gravar músicas nos EUA, na cidade de New York. Rihanna, Evan e Carl acabaram a seção criando quase 12 músicas. Eles tiraram inspiração do ‘DanceHall’ e ‘Reggae’ que estão presentes fortemente na cultura musical de Rihanna e fundiram tudo isso com o R&B. Essa mistura resulta em um som que Rihanna gosta de comparar com um de seus pratos favoritos do Caribe ‘Isso é como um gumbo ou um guisado’, explica Rihanna, ‘Minhas músicas tem batidas caribenhas misturadas com R&B.’ ‘Eu não quero ser reconhecida como uma artista que dança apenas porque eu posso cantar também. Eu tenho baladas no álbum que eu considero sons otimistas.’ Uma cópia desse álbum foi enviada a várias gravadoras. Uma cópia do trabalho de Rihanna foi enviada para Jay-Z.

Em 2004, no colegial da “Combermere School” ela ganhou um concurso de beleza onde foi nomeada ‘Miss Combermete’, e fez uma performance no Colours of Combermere School Show, cantando a música da Mariah Carey “Hero”.

Depois de um tempo, e de ter enviado seu álbum a gravadoras, Rihanna fica frente de frente com Jay-Z e já era de se esperar que uma rápida audição do rapper, presidente da CEO da DefJam Records, lhe mostrasse que era nescessário fazer um contrato de milhões de doláres com a bela morena de olhos verdes. Quando a performance acabou, simplesmente mudando a vida de Rihanna para sempre, a doce garota da pequena ilha ria da própria ingenuidade. ‘Eu estava tremendo no salão de entrada!’, se lembra Rihanna com uma dose saudável de acentos em suas palavras, que predomina no sotaque de Barbados. ‘Eu vi apenas um pedaço do rosto do Jay embaixo da sala e pensei ‘Oh Meu Deus! Eu nunca vi uma celebridade, e ainda uma celebridade que é presidente da DefJam, aquilo foi uma coisa louca!’

Assim a jovem conseguiu o tão esperado contrato com a DefJam Records e lançou seu 1° CD, Music of The Sun.

Music of The Sun (2005)

O álbum de lançamento de Rihanna, que ela ajudou a escrever chamado ‘Music Of The Sun’, foi lançado a público em agosto de 2005. O primeiro single lançado do álbum foi a música ‘Pon de Replay’, que ficou como a n°2 na ‘U.S. Billboard Hot 100’ e também na ‘UK Singles Chart’. O segundo single foi ‘If It’s Lovin’ That You Want’, teve menos sucesso que o primeiro single, ficando na US Billboard Hot 100 na posição 36°, e na posição 11° na UK Singles Chart. O álbum ficou no Top 10 no Canadá e EUA, e no Reino Unido ficou no Top 40.

Recebeu discos de platina em vários países, e ganhou disco de ouro no EUA pelo RIAA. Para promover ainda mais o álbum, Rihanna abriu o show de Gwen Stefani. O próprio álbum vendeu quase 500.000 unidades nos EUA e perto de 2 milhões em todo o mundo.

A Girl Like Me (2006)

Em 2006, Rihanna ganhou contratos de vários patrocinadores, incluindo ‘Nike’ e ‘J.C. Penney’. Ela lançou seu 2° álbum, ‘A Girl Like Me’, em abril de 2006, menos de 8 meses depois do lançamento do seu 1° álbum. Esse novo álbum iniciou como n° 5 nos EUA e n° 6 no Reino Unido. O lançamento do single ‘SOS’, foi do combinado pelo patrocínio dela com a Nike. A música a fez ficar como número 1 na ‘Billboard Hot 100′ e também na ‘Hot Digital Songs’. ‘SOS’ virou a música n° 1 na Austrália e n° 2 no Reino Unido.

O segundo single, foi uma música lenta, escrita pelo cantor de R&B ‘Ne-Yo’, que demonstra sentimento de culpa que a protagonista da canção enfrenta quando trai seu namorado, entitulada ‘Unfaithful’, virou a 3ª do Top 10 no EUA e Reino Unido. O 3° single, ‘We Ride’ não foi tão bem sucedido como as outras duas músicas lançadas como singles, não entrando na lista da Billboard Hot 100, mas no Reino Unido ficou no Top 20 na posição de 17°. O 4° single do álbum de Rihanna chamado de ‘Break it Off’, foi feito juntamente com Sean Paul, que foi uma de suas inspirações para começar a cantar.

Good Girl Gone Bad (2007)

Em 2007 Rihanna começa a trabalhar em seu terceiro CD, chamado Good Girl Gone Bad. Em abril foi lançado seu maior sucesso de até então, “Umbrella”. A música ficou 7 semanas na primeira posição no Billboard Hot 100 (EUA), 10 na Inglaterra e foi número 1 em dezenas de países, isso fez com que a música se tornasse o verdadeiro ‘hit’ de 2007. Em junho o CD foi lançado, vendendo mais de 160.000 cópias na primeira semana. O segundo single, “Shut Up And Drive”, também fez um bom trabalho, mas não tanto quanto Umbrella.

Na maior premiação da MTV em 2007, o MTV Video Music Awards, Rihanna foi a maior vencedora da noite, ganhando quatro prêmios, incluindo os dois mais importantes: “Video Of The Year” e “Monster Single Of The Year”. O single sucessor foi “Hate That I Love You”, que teve a participação de Ne-Yo, no clipe Rihanna aparece com um visual totalmente diferente de seus últimos vídeos.

Um outro single de enorme sucesso foi “Don’t Stop The Music”, que conseguiu quase se igualar ao tremendo sucesso de “Umbrella”. No Big Brother Brasil 2008, “Don’t Stop The Music” foi a música de maior sucesso, tanto que os participantes do programa até criaram uma coreografia para a música. No 50ª Grammy Awards Rihanna teve nada mais nada menos que 6 nomeações (por “Umbrella”, “Don’t Stop The Music” e “Hate That I Love You”). Ela ganhou o prêmio de “Best Rap/Sung Collaboration”, por “Umbrella”.

Good Girl Gone Bad Reloaded (2008)

Após ganhar seu primeiro Grammy com apenas 19 anos, Rihanna realmente mostrou que veio para ficar. Em 2008 ela continuou sua turnê pela Europa e pelos Estados Unidos, tal turnê tinha começado em Agosto de 2007, no Canadá. Para a surpresa de muitos, em junho de 2008 “Good Girl Gone Bad” é relançado.

O CD, que agora é chamado de “Good Girl Gone Bad: Reloaded” vem com três novas faixas: “Take A Bow”, “If I Never See Your Face Again” com a participação do Maroon 5 e “Disturbia”. Ainda em junho também é lançado seu primeiro DVD ao vivo, chamado “Good Girl Gone Bad: Live”. O show foi gravadado em Manchester, em dezembro de 2007. O primeiro single do relançamento e quinto do “Good Girl Gone Bad”, Take A Bow”, teve um sucesso totalmente inesperado, conquistando o topo das paradas de vários países. “If I Never See Your Face Again” infelizmente foi um dos singles menos sucedidos de Rihanna até o momento, conseguindo grande sucesso apenas em poucos países do leste europeu.

Em julho é lançado o melhor e mais bem produzido vídeo de Rihanna, “Disturbia”. A música foi produzida por seu possível namorado, Chris Brown, e teve um enorme sucesso, conquistando novamente o topo das paradas de todo o mundo.

39 comentários:

Anônimo disse...

a rihanna é d+ amo as musicas dela
acho que ela fez e fará sucesso sempre bjss

Unknown disse...

ai eu amo a rihanna +q tudo na minha vida eu daria tudo pra conhecela pessoalmente eu seria o cara mais feliz do mundo do planeta terra mas eu tenho certesa que um dia eu poderei conhecela minha mãe sempre me diz que desistir nunca mais sempre confiar no seu objetivo fica o meu comentario pra todos de que eu amo a rihanna ela esta no meu coração e nunca saira bjssssss thal
douglas rodrigues da silva

Unknown disse...

A Rihanna é a melhor cantora do mundo !!

Ela é sensacional como pessoa !!

Teim um coração de menina !!

I Love You Rihanna !!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maria eduarda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maria eduarda disse...

a rihanna é a melhor e se eufosso lá pertoeu ia até achalá pq é a melhor cantora*meu soho é como criança é te da um abraço*

Anônimo disse...

gente ela é gata tem talento,é bonita d+++++ nossa ela me deixa sem ar sem folego.Rihhana
voce é um rittie de sucesso
Meu deus eu com uma gata dessas uiuiuiui

web-paiçandu disse...

nussa eu gosto dela muito ela é de mais e as musicas são lindas adoro todas :) s2

juciane disse...

eu amo rihanna a melhor cantora do mundo0o..ela é d+ simplesmente a maior e linda, sucesso sempre !! a rihanna sempre diferente e estylos novos .d+

karolyne disse...

i love rihanna she is wonderful
very beautiful and I love her style too innovative always based on possible I try to follow her style with her I'd give anything to go on her show
aki is my message to everyone that I'm more aki q fan of hers ...
rihanna love you ...
kisses

Anônimo disse...

you is the cat...........
i love you my beautifullllll

Anônimo disse...

gosto muito da rihanna,das suas musicas e principalmente do seu estilo.d++++++

Anônimo disse...

Geeente quee é isso ???essa mulher é deee mais amooow ela ela veem pro rioo aaawnn eu vou ver ela (neem que seja na tv rss)

Adelmira disse...

gosto muito da rihanna porque ela me faz sentir na lua,é uma grande cantora e tem tudo pra dar certo.Sou uma grande fan e amo locamente a rihanna

jusara disse...

ela e linda emerese ser feliz para todo sempre

Anônimo disse...

eu amo a rihanna de montão e meu amor por ela nunca vai ter comparação ao de outra pessoa!!!

Anônimo disse...

Realmente Rihanna é linda, maravilhosa, percebe-se a humildade dela no olhar.Merece tudo que conquistou e é uma estrela que veio pra ficar!

patricia disse...

Eu adoro rihanna quando eu esscutei a musica dela foi paixao e hoje eu sou louca por ela um dia irei conhecela i love you rihanna

Unknown disse...

amo essa mulher!!!!!!!!!
haaaa
musicas tudo!!!!!!
ela sempre vai ser a minha melhor!

Anônimo disse...

I love you Rihanna !!!!!!!!
um dia eu farei de tudo para conhecer vc !
vc é linda d+,te amo muuuuuuuuito
BJS !!!!

Anônimo disse...

De todas as maneiras a rainha dos singles a alcunha que eu lhe pos . ela estara e sempe esteve continuara a estar linda como é possivel ter uma perfeiçao dessas como eu amo essa miuda como eu amo a riri <3 tu estaras sempre no meu coraçao sempre estou a pensar em ti pareço ser uma fan qualquer como as outras mas nao eu ja comentei todos os sites que falam dela todos os dias vao ao google saber alguma coisa dela todos os dias oiço a musica dela ate minha mae diz para tiraar que ja esta inervando ouvir sempre a musica dela ate quando arrumo meu quarto ponho as musicas dela para arrumar bem ! e o pior castigo que a minha mae podia por e nao ouvir tuas musicas que é todo para mim rainha dos singles eu te adoroo ate minha familia me goza por estar sempre a falar em tii como posso fazer para te ver esse é o meu desejo des te que descobri que existes e todo começou com a musica man dwonn depois começei a ouvir todas as suas musikas foi obessesao !! ate parece ser impossivel mas eu tou gostando de tii como a minha mae tu es todo para miim ! riri quando falam mal de tii eu deefendo te logoo sei que nao queres que tenham pena de tii mas eu nao gosto quando falam mal de tii rihanna <3 te amoo a seriio

Anônimo disse...

ass.isa landim

amanda caroline disse...

rihanna te amo,vc é linda ,nem sei como explicar a imensidao do meu amor por vc,enquanto vc for jovem sempre ira brilhar luz em seus olhos

Anônimo disse...

Rihanna e a melhor e maior com tora do mundo do mundo e pouco ainda do universo todo .

Unknown disse...

o olho de RIHANNA E NAO E LENTA ESSA PESSOAS QUE FICA FALAN QUE E VAI CACA VACASSSSS
BOSTA

Unknown disse...

amoooooooo
loveeeeeeeeeee
RIHANNA

Anônimo disse...

Adoooooro a Rhianna ela canta muuuuito.sou mt fã dela e adoooooro todas as suas músicas.

Anônimo disse...

Adoooooro a Rhianna ela canta muuuuito.sou mt fã dela e adoooooro todas as suas músicas.

Anônimo disse...

ANYNHA EU ADORO A CANTORA RIHANNA E SUAS MUSICAS

Anônimo disse...

Riahanna Rainha <3

Unknown disse...

RIHANNA é uma cantora incrível só crescendo profissionalmente sempre adorooooo vc cantora incrível adoro suas músicas vc me facina

Unknown disse...

Eu te amo a cada dia que passar...eu n sei viver sem ouvir sua musica, sem olha sua ft antes de fazer qualquer coisa ...Eu digo com todas as palavras eu te amo muitooo...

Unknown disse...

Meu maior sonho, objetivo é de te ve perto ..de toca em vc ....quando se realiza ali sim eu realizei ..n vou morre antes de te ve perto ...

Unknown disse...

Meu maior sonho, objetivo é de te ve perto ..de toca em vc ....quando se realiza ali sim eu realizei ..n vou morre antes de te ve perto ...

Anônimo disse...

Eu amo essa mulher tenho um sonho enorme de conhecer ela seria meu maior presente q a vida ja me deu

Unknown disse...

O meu maior sonho e de conhecer essa linda mulher eu a amo muito ♥♥♥♥

Nick Fenty disse...

Um dia eu vou beijar os pės dessa mulher incrivel...
Rihanna eu ainda vou te conhecer antes de eu morrer...
Te amo demais Rihanna vc ė a mulher mais perfeita do mundo. N te comparo a ninguem pq pessoa msis perfeita n existe,vc ė o maior tesouro q eu ja apreciei e vou continuar apreciando...
Te amo e vou te conhecer um dia escreve ai...

Unknown disse...

Rihanna é a melhor cantora do mundo ❤❤❤❤

Unknown disse...

MEU Ela é minha Cantora Preferida...Tipo daria tudo para conhece-lá..Além De Talentosa Ela É Muito Estilosa... Carismática... Emprecionante... I Love You Rihanna❤